quinta-feira, 28 de agosto de 2008

EDUCAR - ARTE E DESAFIO.


Eu sou Elizabeth Moraes, trabalho no Almirante Tamandaré há muito tempo, desde o Ensino Profissionalizante como professora de contabilidade e orientadora nos estágios. Entrei na área da educação por acaso, quando uma amiga, também professora, acreditou que eu tinha vocação para o magistério.
Atualmente estou fora de sala de aula, mas tenho contato direto com os alunos e com eles aprendi que educação é contínua e interativa. O Almirante foi a minha primeira experiência na educação (trabalho na secretaria da escola), mas gosto muito do meu trabalho, principalmente da convivência direta com adolescentes, o que acredito, ser um aprendizado.

A participação ativa pais/escola é fundamental para a formação do jovem, também com a ajuda da igreja. Nunca se deve esquecer que os jovens aprendem mais com o comportamento dos pais e/ou professores que com seus conselhos e lições. A tendência é tão forte que, hoje, a ciência considera esse comportamento como parte da evolução da espécie. Portanto, educação é uma arte e também um ofício. Não temos fórmulas, mas, se houver uma dose de amor naquilo que se faz, acredito, a convivência com o jovem se torna bem mais fácil.



Nenhum comentário: